VIDEOGRAFIA

Pon de Replay

O primeiro videoclipe de Rihanna foi para Pon De Replay, a primeira música de trabalho de seu primeiro álbum, Music of the Sun. O mesmo foi disponibilizado nas lojas da Apple – Itunes Store no dia 6 de julho de 2005. Dirigido pelo canadense Little X, o clipe contém várias cenas de dança gravado dentro de uma discoteca e conta com a aparição do rapper Kardinal Offishall em uma das cenas. O vídeo chegou à segunda posição do extinto MTV TRL, ficando no top 10 por 37 dias.

If It’s Lovin’ That You Want

Dirigido por Marcus Raboy e gravado em uma praia da costa da Califórnia em Malibu, If It’s Lovin’ That You Want foi o segundo videoclipe da carreira de Rihanna. Na maioria das cenas, Rihanna dança e pilota um jet ski. As danças presentes no clipe foram coreografadas por Fatima Robinson. Em uma entrevista para MTV, a cantora falou um pouco sbre o desenvolvimento do clipe:

“A água estava tão fria, mas nos divertimos tanto! Estávamos empurrando uns aos outros dos Jet Skis”.

Rihanna fez referência a seu país de naturalidade, acrescentando tridentes pela areia da praia de Califórnia com a bandeira de Barbados.

S.O.S

O clipe de S.O.S, primeiro single do álbum A Girl Like Me, compõe de 3 versões. A primeira versão foi gravada pela Agent Provocateur como vídeo promocional. O vídeo mostra Rihanna andando por um hotel que se transforma em uma discoteca.

Produzido pela Nike, a segunda versão mostra a cantora em um ginásio dançando junto a outras dançarinas. Também há cenas de Rihanna sensualizando dentro do vestiário do ginásio, sempre alterando as vestimentas.

A versão oficial do videoclipe, dirigida por Chris Applebaum, foi gravada em Los Angeles. No dia 23 de março de 2006 estreou em três programas de TV e alcançou o primeiro lugar na tabela de posições do programa Total Request Live, agora extinto, transmitido pela MTV, ficando lá por 20 dias.

Assista a versão da Nike:

Assista a versão oficial:

Unfaithful

Dirigido por Anthony Mandler, Unfaithful foi o primeiro clipe de balada gravado por Rihanna. Ao decorrer do vídeo, há cenas da cantora com seu companheiro e cenas com seu amante, fazendo alusão a letra da música. Mais uma vez, Rihanna faz referência a seu país de origem, Barbados, colocando o desenho de um tridente na parede onde sensualiza durante o clipe. No dia 1 de maio de 2006, o programa Total Request Live da MTV realizou a estreia do clipe. Mais tardar, o videoclipe foi disponibilizado na iTunes Store para download.

We Ride

We Ride foi filmado durante o mês de agosto de 2006 em Miami e no arquipélago Florida Keys. O clipe, dirigido mais uma vez por Anthony Mandler, foi lançado oficialmente na iTunes Store da Irlanda e Portugal no dia 18 de setembro de 2006, e dois dias mais tarde nos Estados Unidos. No início do clipe é possível ouvir “Just Be Happy”, música promocional gravada por Rihanna para empresa de cosméticos Cliniques. Posteriormente, há cenas de Rihanna conduzindo um veículo, cenas dentro de um estúdio, na praia e dentro de uma discoteca.

Em entrevista a MTV, Rihanna explicou um pouco sobre o conceito do clipe:

“Nós queríamos me ligar com os meus colegas, para que saibam que eu ainda sou uma adolescente, ainda tenho amigos, mas também queríamos fazer algo provocativo. O  clipe de SOS e Unfaithful estavam fazendo eu esquecer essa parte de mim, então tentamos resgatar um pouco disso.”

Atualmente, Rihanna respondeu a um fã pelo Twitter que odeia o vídeo musical.

Roll It

Roll It, anteriormente conhecida como Roll It Gal, foi uma música escrita por Shontelle Layne e gravada originalmente pela cantora britânica Alison Hinds para seu primeiro álbum Soca Queen. Em 2007, uma nova versão foi gravada por J-Status para seu álbum de estreia, The Beggining, onde contou com a participação de Rihanna e Shontelle.

Umbrella

No vídeo de Umbrella, Rihanna teve Chris Applebaum como diretor pela segunda vez. O mesmo foi gravado durante o mês de abril e teve sua estreia no dia 27 de abril de 2007 através do site oficial da cantora. No canal do Youtube de Rihanna, encontra-se apenas uma versão, intitulada de Orange Version. Nela os tons de algumas cenas ficaram mais alaranjadas. O enorme sucesso do clipe, assim como o da música, permitiu Umbrella permanecer do topo da TRL por 15 dias, além de garantir 5 indicações no VMA, onde Rihanna venceu duas: Video of the Year e Monster Single of the Year.

Shut Up and Drive

Dirigido mais uma vez pelo diretor americano Anthony Mandler, Shut Up and Drive foi o segundo trabalho de Rihanna para o disco Good Girl Gone Bad. O clipe foi gravado em um ferro-velho de Praga, na República Tcheca durante o mês de junho de 2007 e contou com a presença do coreógrafo e dançarino profissional Bryan Tanaka.

Don’t Stop The Music

Don’t Stop The Music foi gravado um dia após o término das gravações de Shut Up and Drive, também em Praga, República Tcheca. O clipe foi dirigido pelo americano Taj, com ajuda de Rihanna, e tornou-se um dos videoclipes mais vistos da conta da cantora contabilizando hoje mais de 250 milhões de visualizações e garantindo o seu VEVO Certified.

Hate That I Love You

Contando com a participação de Ne-Yo na música e no clipe, Hate That I Love foi filmado em Los Angeles no dia 13 de agosto de 2007 e lançado no dia 24 de setembro de 2007 no site oficial de Rihanna. Mais uma vez, Anthony Mandler como diretor, conseguiu que o vídeo chegasse ao topo da MTV TRL e do BET 106&Park. Um outro clipe foi gravado com a participação do cantor espanhol David Bisbal no lugar de Ne-Yo, mas a versão foi descartada.

Take a Bow

O vídeo de Take a Bow foi gravado no dia 3 de abril de 2008 no distrito de Venice, em Los Angeles, e filmado por Anthony Mandler. Foi o primeiro videoclipe de Rihanna do relançamento de seu álbum Good Girl Gone Bad e o vídeo de maior sucesso de Rihanna, até então, no BET 106&Park. O clipe também conseguiu duas indicações no VMA 2008, porém não venceu nenhuma das duas. A cantora recebeu uma multa nos EUA, após conduzir um veículo durante uma das cenas de gravação do clipe, devido a mesma não ter carteira de habilitação no país.

If I Never See Your Face Again

Após If I Never See Your Face Again ser regravada com versos extras de Rihanna, foi planejado a gravação do videoclipe que foi filmado no final de abril de 2008 em Castaic, Califórnia e dirigido por Anthony Mandler. O clipe foi inspirado nos anos 70/80, mas infelizmente não alcançou o sucesso esperado.

Disturbia

O clipe de Disturbia dirigido por Anthony Mandler e Rihanna, pela segunda vez, foi gravado em Los Angeles no final do mês de junho de 2008 e lançado no mês seguinte.

Assim como a música, o clipe foi um dos maiores sucessos de Rihanna, por conseguinte, sendo indicado na categoria Best Dance Recording da maior premiação de música dos Estados Unidos, o Grammy Awards. Até hoje, é considerado por muitos o melhor clipe da carreira da cantora.

Live Your Life

Live Your Life, música de T.I. com participação de Rihanna, contou com a direção de Anthony Mandler e foi gravado na cidade de Los Angeles no início de outubro de 2008, posteriormente, sendo lançado no final do mesmo mês. O single teve um enorme desempenho no mundo, tornando Rihanna e T.I. os melhores artistas em colaboração no ano de 2008.

Rehab

Filmado no Vasquez Rocks Park em Los Angeles, Rehab foi o último vídeo do Good Girl Gone Bad. O clipe, dirigido por Anthony Mandler, foi gravado e lançado no mês de novembro de 2008 e contou com a participação de Justin Timberlake como o namorado de Rihanna.

Run This Town

Entre o álbum Good Girl Gone Bad e Rated R, Rihanna participou junto ao cantor Kanye West do clipe de Run This Town, música eleita como single pro álbum The Blueprint 3 de Jay-Z. O clipe foi gravado no parque Fort Totten do distrito Queens em Nova York e lançado no mês de agosto de 2009. A música teve tanto sucesso que levou duas estatuetas no Grammy Awards nas categorias: Best Rap Song e Best Rap/Sung Collaboration.

Wait Your Turn

Para promover o álbum Rated R, Rihanna lançou o clipe de Wait Your Tour com um caráter promocional. Gravado no mês de outubro em Nova York e lançado no mês de novembro de 2009, o clipe contou novamente com a direção de Anthony Mandler.

Em uma entrevista para MTV, Anthony contou um pouco sobre o processo e elaboração do videoclipe:

“Nós filmamos o vídeo em meados de outubro num dia frio em Nova York. A vibração e o sentimento era grande… foi o primeiro vídeo do álbum, então obviamente estávamos todos animados e focados em definir o tom para o que estava para vir. Rihanna e eu falamos profundamente sobre a criação de uma peça que foi corajosa, crua e mais do que um vídeo de rua, um pedaço de beleza clássica. Gostei bastante da energia e bravura dos primeiros vídeos de hip-hop que foram feitos sem muitos recursos, trabalhando mais com as texturas e formas dos cenários, em seguida, tentamos construir e manipular ambientes como fizemos no passado. Queria deixar tudo o que fizemos no passado de lado.”

Russian Roulette

Gravado em Los Angeles, Russian Roulette envolve em seu enredo o famoso jogo roleta russa. O clipe, dirigido por Anthony Mandler, contou com a participação do ator americano Jesse Williams e foi lançado no dia 13 de novembro de 2009 como primeiro clipe oficial do quarto álbum de estúdio de Rihanna, Rated R.

Hard

Dirigido por Melina Matsoukas, Hard foi inspirado no regime militar, utilizando tanques, tropas, explosões, armamento etc. O clipe foi gravado durante os dias 2 e 3 de dezembro de 2009 e lançado oficialmente no site da MTV e VH1 no dia 17 de dezembro. Em uma entrevista a MTV, Rihanna disse:

“Pensavam que eu não iria gostar da canção, e quando a ouvi, simplesmente fiquei apaixonada por ela. Tem um atitude e tal… é uma faixa engraçada. Achei perfeita para o Jeezy, foi feita para ter a participação dele, inclusive, no vídeo, ele tinha de aparecer mesmo, e acho que fez um ótimo trabalho!”

Shy Ronnie

Shy Ronnie foi um vídeo feito especialmente para o programa Saturday Night Live, onde conta com a presença do humorista Andy Samberg interpretando um nerd ruivo chamado Shy Ronnie e de Rihanna, fazendo o papel de Clyde. O vídeo foi nomeado para o Emmy Awards como Best Original Music and Lyrics.

Rude Boy

Pela segunda vez, Melina Matsoukas dirigiu mais um trabalho de Rihanna.

Rude Boy foi gravado em um estúdio com o fundo todo verde e foi inspirado no estilo pop art dos anos 80/90, com direito a dança jamaicana e temas caribenhos. O clipe foi lançado oficialmente no canal da VEVO de Rihanna no dia 10 de fevereiro de 2010.

Rockstar 101

Rockstar, dirigido por Melina Matsoukas, foi filmado durante o mês de abril de 2010 e lançado oficialmente no dia 25 de maio de 2010 na conta da VEVO de Rihanna. O clipe contém bastante cenas sombrias e é um dos vídeos mais peculiares de Rihanna. Em uma das cenas, Rihanna imita o guitarrista Slash, já que no dia da gravação do clipe, o mesmo não pode comparecer. O vídeo também conta com a participação de Travis Barker, baterista da banda Blink-182.

 

Te Amo

Com a direção de Anthony Mandler, Te Amo foi gravado na cidade de Vigny, na França durante os dias 29 e 30 de abril de 2010. No clipe, Rihanna utiliza em uma das cenas um vestido colorido desenhado por Mara Hoffman avaliado em mil dólares. O clipe conta com a participação da modelo francesa Laetitia Casta, que desempenhou o papel do interesse amoroso de Rihanna. Há boatos que houve cenas de beijo das artistas, mas a cena foi cortada. O vídeo foi lançado no dia 28 de maio de 2010, três das após o lançamento do clipe de Rockstar 101, atrapalhando ambas no desempenho pelos charts.

Love The Way You Lie

O vídeo de Love The Way You Lie, parceria de Eminem com Rihanna, foi dirigido por Joseph Kahn e conta com a participação dos atores Dominic Monaghan e Megan Fox. Gravado em Los Angeles, no dia 20 de julho de 2010, Love The Way You Lie tem quase 1 bilhão de visualizações na conta da VEVO de Eminem contabilizados desde seu lançamento oficial no dia 5 de agosto de 2010.

Who’s That Chick?

Para o clipe de Who’s That Chick? de David Guetta com participação de Rihanna foram gravadas três versões. Os dois primeiros vídeos foram feitos para uma campanha da Doritos. Na época, comprando o salgadinho você conseguia visualizar o clipe apresentando o código de barras em frente a sua webcam no site oficial da Doritos. Nessa campanha, houve a gravação de dois videoclipes, versão dia e noite. Posteriormente, com o sucesso da música e do clipe, David Guetta resolveu lançar mais uma versão onde ele aparece em cenas da primeira e da segunda versão.

Assista a versão “dia”:

Assista a versão “noite”:

Assista a versão “day” de David Guetta: 

Assista a versão “night” de David Guetta:

Only Girl (In The World)

Em Los Angeles, no dia 14 de setembro de 2010, foi gravado o clipe de Only Girl dirigido mais uma vez por Anthony Mandler. Em uma entrevista ao site Just Jared, Rihanna disse:

“É muito, muito bonito filmar nestes lugares loucos. Nós filmamos paisagens que encontramos em nosso tempo livre em L.A. Parece tão irreal, algo que não existe, como se tivesse saído de um cartão postal com aquelas colinas bonitas. Nós tivemos muito brilhos do sol nestes dias, então funcionou com a essência do vídeo. Mas de fato, o vídeo apenas mostra esta grande paisagem e a única pessoa lá sou eu.”

O clipe foi lançado oficialmnte no dia 12 de outubro de 2010.

Shy Ronnie 2: Ronnie & Clyde

O vídeo foi gravado para o programa Saturday Night Live, dando sequência ao vídeo feito em 2009 por Rihanna e Andy Samberg. Neste videoclipe, mais uma vez dirigido por Akiva Schaffer, Ronnie & Clyde são dois assaltantes de banco. A paródia faz referência a dupla de criminosos Bonnie e Clyde.

 

What’s My Name?

What’s My Name começou a seri gravado no dia 26 de setembro de 2010, no bairro Lower East Side localizado em Manhattan, Nova York. Um mês depois, foram filmadas partes finais que incluíam o rapper Drake, que inicialmente não estaria presente no videoclipe. A versão final foi lançada oficialmente no canal de Rihanna da VEVO no dia 12 de novembro de 2010.

S&M

O clipe de S&M começou a ser gravado em Los Angeles no dia 15 de janeiro de 2011 e foi dirigido por Melina Matsoukas. Apesar da letra da música se referir ao sadomasoquismo, Rihanna traz no videoclipe uma pequena alusão aos escândalos que a mídia faz diante aos artistas (Scandal & Midia). Perez Hilton faz uma pequena participação no videoclipe como o “cachorrinho” da Dominatrix, Rihanna. No dia 31 de janeiro de 2011, o clipe foi oficialmente lançado no canal da VEVO de Rihanna, porém logo após ter sido postado, o vídeo foi bloqueado em diversos países devido as cenas provocantes. Desta forma, o vídeo só pode ser visualizado no Youtube por pessoas com mais de 18 anos. Além disso, o clipe foi acusado de plágio pelo fotografo americano David LaPachelle, mas ambos os artistas fizeram um acordo na justiça sobre a autoria do videoclipe com uma indenização.

 

All of the Lights

Clipe de Kanye West, com participação de Rihanna e Kid Cud, foi gravado em janeiro de 2011 e lançado no mês de fevereiro. Dirigido por Hype Williams, All of the Lights apresenta luzes e aspectos visuais inspirado no filme Enter the Void de 2009. Devido há algumas pessoas epiléticas terem sofrido convulsões após visualizarem o vídeo, o vídeo foi editado e repostado com um aviso no início.

 

California King Bed

Filmado em um estúdio em West Hollywood, na Califórnia, por Anthony Mandler, o clipe foi lançado no dia 9 de maio de 2011. Em uma entrevista a MTV News, Anthony Mandler disse:

“Acho que é algo tão único o que a Rihanna faz, qualquer personagem que ela interprete, qualquer lado que mostra, ela está sempre a 1000%. Acho que na canção e no tema, ela quis obviamente mostrar o seu lado mais calmo, brilhante, um que é detetado talvez numa relação tumultuosa. Há tanta variedade quando se trata de Rihanna e tem sido uma ótima jornada com ela.”

A diretora criativa Ciarra Pardo fabricou uma cama de 5 metros e meio especialmente para o clipe.

 

Man Down

Man Down é o clipe mais pessoal para Rihanna. O mesmo foi gravado em Kingston, Jamaica e o país lembra muito a pobreza de Barbados, seu país de origem. Dirigido por Anthony Mandler e lançado no dia 31 de maio de 2011, o clipe foi muito criticado e posteriormente banido em diversos países por incentivar a violência. A organização PTC disse que Rihanna demonstrou “homicídio calculado e frio” no clipe. Em seu perfil oficial do Twitter, Rihanna respondeu:

“Sou apenas uma cantora com 23 anos sem filhos. O que se passa com as pessoas que querem que eu seja mãe para as suas crianças? Sou apenas uma garota, apenas posso ser a sua/nossa voz. Todos nós sabemos o quão difícil e complicado é falar sobre esse tipo de assunto. É o nosso trabalho enquanto artistas certificar-nos que as nossas crianças não cometam os mesmos erros. Não podemos esconder as nossas crianças da sociedade, ou então elas nunca aprenderão a se adaptarem. Este é o mundo real!”

 

Fly

Fly, música de Nicki Minaj com participação de Rihanna, foi gravado em janeiro de 2011 pela diretora Sanaa Hamri, porém o clipe só foi lançado no dia 22 de agosto de 2011 durante o VMA.

Em entrevista a Radio BBC, Nicki falou:

“O vídeo está pronto. ‘Fly’ será um filme! Um filme!!! Pode preparar a pipoca. Agarre seu Oscar porque vamos ganhar tudo.”

 

Cheers (Drink to That)

Cheers foi gravado durante um concerto na cidade de Kensington Oval, em Barbados, para a turnê Loud Tour. Dirigido por Evan Rogers com ajuda de Ciarra Prado, é o primeiro videoclipe de Rihanna que a mesma coloca cenas de um de seus shows e cenas de seu dia a dia, tornando-o mais pessoal para os fãs. Avril Lavigne, que disponibilizou um sample de sua música “I’m With You” para Cheers, faz aparição especial no vídeo, assim como as celebridades: Jay-Z, Kanye West e Cee Lo Green. Cheers foi lançado oficialmente no dia 26 de agosto de 2011 na conta da VEVO de Rihanna.

 

We Found Love

Originalmente, We Found Love, dirigido por Melina Matsoukas, era para ter sido gravado durante a vinda de Rihanna pro Brasil para seus shows da turnê Loud Tour. Porém, sem precendente, o clipe foi filmado em County Down, na Irlanda do Norte, durante os dias 26, 27 e 28 de setembro.

Rihanna havia alugado uma fazenda para fazer algumas das gravações do clipe, mas Alan Graham, dono da fazenda, pediu para que ela e a equipe se retirassem devido ao seu comportamento “inadequado” quando viu que Rihanna estava gravando só de biquíni.

O videoclipe conta com a presença do modelo britânico Dudley O’Shaughnessy, além de vencer a categoria de “Video of the Year” em 2012 na premiação feita pela MTV, Video Music Awards.

 

You da One

O clipe de You da One foi dirigido por Melina Matsoukas e gravado nos estúdios MC Motors em Londres no dia 20 de novembro de 2011. Na maioria das cenas, Rihanna com uma peruca loira e curta, faz referência ao clássico filme Laranja Mecânica.

Após o seu lançamento, que ocorreu no dia 23 de dezembro de 2011, o fotógrafo norueguês Solve Sundsbo alegou que o clipe continha um cenário igual ao mesmo que foi desenhado para uma sessão fotográfica do mesmo em 2008, intitulada de “número 93”.

 

Take Care

Take Care, música de Drake com participação de Rihanna, foi dirigido por Yoann Lemoine e gravado no mês de fevereiro de 2012. Posteriormente, foi lançado oficialmente em 6 de abril de 2012 na MTV e postado no canal da VEVO de Drake no dia 23. Em entrevista a MTV, o diretor Yoann disse:

“Há muito espaço no vídeo e eu queria que os visuais fizessem uma homenagem a isso. Quando eu ouvi a faixa, visualizei um lugar de fuga, envolvendo animais e lugares incríveis para fugir. Eu não vou dizer muito, mas é bastante surpreendente e há muito poucos elementos nele. É bem simples mas há um grande senso de vazio no vídeo. Não é narrativo de forma alguma e envolve animais.”

 

Where Have You Been

Entre os dias 7 e 8 de março de 2012, foi filmado o clipe para Where Have You Been dirigido por Dave Meyers em Los Angeles. No começo do vídeo, Rihanna surge em uma espécie de “monstro do pântano”, posteriormente, aparece com o que parece ser uma tribo cigana em um deserto do Egito, antes de entrar em uma caverna. A cantora também faz referência a deusa Hindu, Shiva.

Na maioria das cenas, Rihanna aparece dançando com diversos figurinos em uma coreografia feita por Nadine, mais conhecida como Hi-Hat. O clipe foi lançado no dia 30 de abril de 2012 no canal da VEVO de Rhanna.

 

Princess of China

A música da banda britânica de rock Coldplay, com participação de Rihanna foi gravada em março de 2012 no Taiko Center, em Los Angeles. A direção ficou responsável por Adria Petty e Alan Biddy e o clipe contém muitas referências visuais para vários filmes chineses no estilo Wuxia.

O clipe foi lançado oficialmente no dia 2 de junho de 2012 na conta do Youtube do Coldplay.

 

Diamonds

Gravado em Los Angeles e dirigido por Anthony Mandler, Diamonds foi filmado durante o mês de outubro de 2012. Durante o vídeo, Rihanna faz alusão aos elementos da natureza: água e fogo. Também contém cenas surreais, como de Rihanna flutuando no mar, dela correndo numa estrada à frente de uma luz, em um terreno com cavalos e no meio de uma guerra nas ruas.

O seu lançamento ocorreu no dia 8 de novembro de 2012 através da MTV.

 

Stay

Stay é um clipe bem simples e emocional dirigido por Sophie Muller. O videoclipe conta com a a presença do cantor Mikky Ekko que foi o responsável pela composição da música. No dia 11 de fevereiro de 2013, o clipe oficial foi lançado na E! News e posteriormente postado na conta de Rihanna da VEVO. Logo após ser postado, ele foi bloqueado em alguns países devido a seu “conteúdo sexual”, tendo em vista as cenas de Rihanna nua na banheira, porém depois de uma campanha dos fãs, o bloqueio foi retirado.

 

Pour It Up

Em Maio de 2013, Rihanna começou as gravações para o clipe de Pour It Up. Inicialmente, o vídeo ia ser dirigido por Vincent Haycook, mas segundo o mesmo saiu do projeto devido ele e Rihanna teres “diferenças criativas” pro videoclipe. Com as mudanças, o vídeo demorou pra ser concluído e só foi lançado oficialmente no dia 2 de outubro de 2013 no Youtube. Trinta minutos depois da postagem, o vídeo foi retirado por conter cenas explicitas e depois respostado novamente para a conta de Rihanna na VEVO.

 

What Now

Gravado em um armazém em Phuket, na Tailândia, What Now foi dirigido por Jeff Nicholas, Jonathan Craven e Darren Craig da equipe Uprising Creativity. Dias antes do lançamento, Rihanna lançou um vídeo dos bastidores onde ela diz:

“O clipe vai ser um pouco sinistro, bem assustador, porque What Now é uma daquelas músicas que você vê de cara que é tediosa. Isso já é esperado. Todo mundo provavelmente espera uma narrativa no vídeo, algum tipo de história de amor ou algo bem suave e bonito e então eu digo que é algo bem bonito, um pouco suave, mas também é um pouco louco.”

O clipe foi lançado oficialmente no dia 15 de novembro de 2013 no canal da VEVO de Rihanna.

 

The Monster

Eminem, com a participação de Rihanna, gravou o clipe para The Monster no dia 20 de novembro de 2013 em Detroit. O videoclipe foi dirigido por Rich Lee e fez referências a alguns clipes anteriormente gravados por Eminem. The Monster foi lançado em 16 de dezembro de 2013 evenceu a categoria Best Rap/Sung Collaboration na renomeada premiação Grammy Awards.

 

Can’t Remember To Forget You

Can’t Remember To Forget You foi filmado pelo diretor americano Joseph Kahn no começo de dezembro de 2013. O vídeo, que conta com a participação de Rihanna, contém cenas bem sexy das cantoras em uma mansão em Los Angeles. Oficialmente, o videoclipe foi lançado no Youtube no dia 30 de janeiro de 2014.

 

Four Five Seconds

Dirigido por Inez & Vinoodh, Four Five Seconds é o clipe mais simples de Rihanna. Contando com a participação de Paul McCartney e Kanye West, assim como na música, o videoclipe foi filmado no final de dezembro de 2014, em Nova York.  Em um vídeo dos bastidores postado em sua conta no final de janeiro de 2015, Rihanna disse:

“Kanye teve a ideia de fazermos algo bem cotidiano, com jeans… típico look americano! Jeans nunca saem da moda. É clássico, é icônico, assim como os malditos Beatles.”

 

American Oxygen

Em mais um videoclipe dirigido pela equipe Uprising Creative, composta por Darren Craig, Jonathan Craven e Jeff Nicholas, American Oxygem estreou no dia 6 de abril de 2015, exclusivamente no Tidal. Na maior parte do clipe, Rihanna faz referência aos Estados Unidos, retratando acontecidos do país através de imagens e vídeos intercalando com cenas da cantora diante à uma enorme bandeira dos States. Durante o clipe, há cenas da inauguração do primeiro presidente negro, Barack Obama, cenas de protestos pacíficos e até imagens de Martin Luther King. Em outras cenas, também mostra uma família típica americana, um escravo americano, a imigração do país, a missão Apollo 11, o protesto afro-americano Olympics Black Power, o movimento OWS voltado a desigualdade econômica e social, o atentado de 11 de setembro e o protesto ativista Black Lives Matter que faz campanha contra a brutalidade policial diante os afro-americanos.

Em sua conta do Twitter, Rihanna disse:

“Foi um dos clipes mais importantes que eu fiz até hoje.”

Posteriormente, o vídeo foi postado na conta oficial da cantora no Youtube.

 

Bitch Better Have My Money

Bitch Better Have My Money foi dirigido por Rihanna e Megaforce no mês de abril de 2015 em Marina Del Rey. O clipe conta com cerca de 7 minutos, onde Rihanna traz uma história baseada em fatos reais, fazendo referência a um de seus empresários que roubou milhões da cantora em 2009, quase levando a mesma a falência. O vídeo tem classificação MA (para maiores de 17 anos) nos Estados Unidos, por conter violência, nudez e linguagem adulta.

 


APARIÇÕES ESPECIAIS:

Like That (2006) – Memphis Bleek feat. Swizz Beatz

Paranoid (2009) – Kanye West feat. Mr Hudson

Can’t Get Enough (2011) – J. Cole feat. Trey Songz

Fashion Killa (2013) – A$AP Rocky

 

The following two tabs change content below.
Elen Magalhães

Elen Magalhães

Rihanna significa amor, paixão e sexo.
Elen Magalhães

Latest posts by Elen Magalhães (see all)